Museu da Acrópole de Atenas

O Museu da Acrópole foi fundado por um decreto de 1863, emitido por Kyriakos Pittakis. A construção, um projeto de Panagis Kalkou, iniciou um ano mais tarde, sob o Eforado de Panayiotis Eustratiades no local sugerido por Pittakis e T. Hansen, sobre a Acrópole de Atenas, onde antes existiu um santuário dedicado a Pandion. Nas escavações preparatórias já foram encontradas esculturas que hoje são expostas nas salas do museu.
O antigo prédio foi concluído em 1874, sendo o primeiro museu grego a ser instalado em um edifício construído especialmente para uso como museu. Tinha 800 m², distribuídos em oito salas de exposição, e foi concebido para permanecer pouco perceptível em meio ao conjunto arquitetônico da Acrópole, estando incrustado na rocha e adentrando o subsolo. Os trabalhos de instalação do acervo se prolongaram até 1888, mas com os constantes novos achados arqueológicos no local, novas alas forma acrescentadas já em 1888, e novamente após a I Guerra Mundial.
Entre 1946 e 1947 foram executadas novas obras, o pequeno edifício inicial foi demolido e as alas mais modernas foram expandidas para o sul, com a criação das salas da Gigantomaquia e da Alcova e novos depósitos. Todo o sistema de exposição foi reorganizado, sendo reinaugurado em dezembro de 1964. Em 1998 o museu foi outra vez remodelado, adicionando-se duas novas unidades temáticas e reorganizando-se os itens expostos.
Em junho de 2007 o museu foi fechado e sua coleção começou a ser transferida para novas instalações localizadas a cerca de 300 metros da Acrópole. A nova sede, inaugurada em 21 de junho de 2009, possui cerca de 25 mil m² e foi projetada para resistir a terremotos. 14 mil m² são destinados para as exposições, significando um aumento de dez vezes na área útil em relação ao prédio antigo na colina.
           A visita ao Museu da Acrópole de Atenas é fundamental para quem vai à Grécia. Fica à pouco mais de 300 metros de distância da Acrópole de Atenas, então, caso queira, pode conciliar a visita dos dois pontos turísticos em um único dia.

Horário de funcionamento:
De abril a outubro: terça a domingo, das 8h às 20h; terças até as 22h. De novembro a março: de terça a quinta, das 9h às 17h; sexta, das 9h às 22h; sábado e domingo, das 9h às 20h. Formas de pagamento:
Adultos: € 5; estudantes e maiores de 65 anos: € 3; grátis para menores de 5 anos (descontos variam se você é cidadão da União Europeia ou não).
Museu da Acrópole de Atenas
Fonte: www.voxeurop.eu

Como Atenas não é uma cidade muito grande, dá pra visitar todos os monumentos  indo à pé, mas caso prefira algum meio de transporte, pode pegar metrô ou ônibus.
O Museu está situado no bairro de Plaka na rua Dionysiou Areopagitou, 15.
Link do Museu Acrópole: http://www.theacropolismuseum.gr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário